O livro “84: o álbum inglês”, edição limitada, luxuosa, capa dura e um conteúdo que fará sua cabeça explodir, no melhor sentido possível.
POR MARCELO VIEGAS
Referência do jornalismo rock brasileiro, Fabio Massari apresenta o seu novo livro, 84: o álbum inglês. A principal pista sobre o conteúdo reside obviamente no título, na medida em que crava o recorte temporal e a indicação geográfica. Essa é a parte fácil. O desafio vem a seguir: livro de viagem? Álbum de fotografias (e memorabilia)? Scene report? Memórias, resenhas de shows/discos, crônicas musicais? A resposta mais adequada parece ser a opção “todas as alternativas anteriores”. Vamos lá...
Em 1984, aos 19 anos, Massari partiu para uma temporada em solo inglês. O seu destino foi Bournemouth, uma cidade a 170 quilômetros de Londres, famosa por receber estudantes de todo o mundo que buscam suas escolas de inglês para estrangeiros. Massari foi um deles. Depois de largar a engenharia, mas antes de iniciar a graduação em comunicação social, um intermezzo fundamental na decisão do caminho a seguir. O que o leitor vai encontrar nesse 84, portanto, é a pré-história do profissional.
Durante esse intercâmbio, o principal “aprendizado” ocorreu bem longe da sala de aula: dos pubs aos clubes underground, dos palcos mitológicos (Hammersmith Odeon) aos grandes estádios (Wembley), uma vivência rica e que provocou efeitos duradouros. Sete meses que nunca saíram da sua lembrança.
Aproveitando a agenda musical da sua cidade-base, mas também se deslocando para outras localidades – Liverpool, Southampton, Poole e Londres, claro –, Massari fez uma imersão no cenário britânico (e mundial, afinal todas as turnês passavam por lá). Entre revelações e medalhões, uma lista robusta e deliciosa: Indians in Moscow, Divine, Dead or Alive, David Gilmour, Motörhead, Jethro Tull, Dio, Simple Minds, The Psychedelic Furs, Elton John, Kool & The Gang, Big Country, Bob Dylan, Santana, Roger Waters, Ozzy Osbourne, AC/DC, Accept, Gary Moore, Ultravox, OMD, Iron Maiden e muitos outros. Ah, um desvio italiano para ver o Yes em Milão. E teve Zappa, obviamente. Misturando memória e colecionismo, o Reverendo relembra todos esses shows, compartilhando com o leitor os ingressos, os programas das turnês, as fotos e as camisetas que guardou até hoje. Sabe aquela sensação de ver o álbum de viagem de um amigo, com ele ao seu lado contando as histórias por trás das fotografias? A experiência desse 84 recupera muito desse espírito. (Além de revelar que o colecionista já existia antes do radialista/jornalista. Um hábito, aliás, que ele já tinha antes de viajar para a Inglaterra: “Sempre tive fascínio por arquivar, registrar... os discos, os recortes etc”, ele salienta.)
Atenção especial aos clubes. Do Upstairs at Eric’s (com direito a carteirinha de sócio!) ao Gaumont Theatre, do Alcatraz ao Winter Gardens, um roteiro repleto de história, mas também pessoal e afetivo. Ou seja, você vai encontrar os dados e datas, sem deixar de ser presenteado com impressões ou observações que muitas vezes miravam algo que não acontecia necessariamente no palco. E essas micro-histórias fazem toda a diferença!
O álbum inglês ainda inclui listas de discos, filmes e livros, que ajudam a compor o quadro cultural desse ano inesquecível. Além dos recortes de revistas, jornais e informativos que guardou, uma boa dose de pesquisa também foi necessária para finalmente colocar essas memórias no papel. Um zine construído trinta e sete anos depois.
Uma passagem do livro ilustra perfeitamente o sentido desse projeto: conversando com amigos, depois de ganhar um certo sete polegadas autografado, ele garantiu “a eles que um dia – na hora e para as pessoas certas – contaria essa história”. Pois é, essa hora chegou.
84: o álbum inglês
Fabio Massari nasceu em São Paulo, classe de 1964. Radialista de formação (FAAP, 1989), teve longas passagens pela rádio 89 FM (na qual ingressou em 1987, apresentou o programa Rock Report e foi coordenador artístico) e pela MTV Brasil (onde atuou de 1991 a 2003 e apresentou programas como Lado B, Clássicos MTV, Mondo Massari e Jornal da MTV). Colaborador de jornais e revistas, também passou por IG, Yahoo Br e Oi FM (com o programa ETC.). Como autor, publicou Rumo à Estação Islândia (Conrad Editora, 2001) e Mondo Massari - Entrevistas, Resenhas, Divagações e ETC. (Edições Ideal, 2013), dentre outros títulos. Com o ilustrador Luciano Thomé lançou a HQ Malcolm (Edições Ideal, 2014). Organizou o livro Zappa - Detritos Cósmicos (Conrad Editora, 2007) e a coletânea de entrevistas de V. Vale, Alguém Come Centopeias Gigantes? (Edições Ideal 2015). 84 é o seu sexto livro.