top of page

Garoto do cortiço é a história de Bobby Gillespie até a gravação e o lançamento do álbum que leva os créditos de ter “inaugurado os anos 1990”, Screamadelica. O livro mergulha no passado do vocalista do Primal Scream, nascido numa família da classe trabalhadora de Glasgow no verão de 1961. As memórias de Bobby começam no distrito de Springburn, que logo seria evacuado no brutal esvaziamento dos cortiços a mando do então primeiro-ministro Edward Heath. Depois de abandonar a escola aos 16 anos e ir trabalhar como aprendiz numa gráfica, Bobby recebeu a epifania do rock ‘n’ roll como um raio avassalador refletido do escudo espelhado do baixo de Phil Lynott no primeiro show a que foi, no Apollo, em Glasgow. Tomado pelo “Espírito Santo do rock ‘n’ roll”, seu destino é selado com a chegada dos Sex Pistols e do punk rock. Então veio o The Jesus and Mary Chain, e, depois, o Primal Scream. À medida que os anos 1980 sangram para se transformarem nos 1990 e um novo tipo de soul music eletrônica começa a pulsar pela consciência da nação, o Primal Scream se torna a banda britânica mais inovadora da nova década. Garoto do cortiço é um livro cheio da alegria e das maravilhas de um apóstolo do rock ‘n’ roll que remoldaria radicalmente os sons do futuro do pop britânico do fin de siècle. Publicado trinta e um anos depois do lançamento da obra-prima do Primal Scream, o livro de memórias de Bobby Gillespie abre um caminho certeiro por meio de uma década perdida pelo thatcherismo e salva pelo acid house.

Garoto do cortiço

SKU: 978-65-991816-7-2 
R$ 94,90 Preço normal
R$ 75,92Preço promocional
  • Bobby Gillespie é cantor, compositor e membro fundador da banda de rock ‘n’ roll Primal Scream. Originário da cidade de Glasgow, o Primal Scream lançou 11 álbuns, e entre seus principais hits estão “Loaded”, “Rocks”, “Country Girl” e “Kowalski”.

  • “Por mais que a música de Bobby Gillespie seja imensamente influente e inspiradora, agora sabemos que sua genialidade inclui contar histórias e reviver os fantasmas que trouxeram a música à vida.”

    Mark Lanegan

    “Uma jornada de honra, uma elegia ao poder transformador do rock ‘n’ roll, contada com coração e alma. O Evangelho segundo Bobby Gillespie.”

    Warren Ellis

    “Gillespie é o Oliver Twist do rock ‘n’ roll. Um conto de fadas punk rock, afiadíssimo na luta de classes, na música, no estilo, e uma visão de mundo singular que resultou numa das maiores bandas do mundo. Não consegui parar de ler.”

    Courtney Love